top of page

Vamos falar da série genial The Good Doctor?

Writer's picture: Gabrielle HissaGabrielle Hissa

Para quem não conhece, a série The Good Doctor, que na tradução para o português ficou O Bom Doutor – não acho que foi a melhor das traduções, mas acontece – tem como protagonista Shaun Murphy, interpretado por Freddie Highmore, um garoto autista que possui uma síndrome rara chamada Síndrome de Savant ou Savantismo. Trata-se de um distúrbio que faz com que a pessoa tenha uma certa genialidade em uma área específica. No caso de Shaun, essa habilidade é voltada para medicina e é no hospital onde ele começa a trabalhar que passa a exercer essas aptidões, lidando também com os diversos desafios de uma pessoa com autismo.


A série é na verdade inspirada em uma novela sul-coreana, que teve seus direitos comprados, por Daniel Dae Kim – ator, mais conhecido por seu papel na série Lost – o produtor executivo da série. Já o também produtor e roteirista é David Shore, conhecido como “o rei das séries médicas”, escritor de outro sucesso: a série House (2004) que teve 25 indicações ao Emmy e 5 vitórias!



Roteiro Brilhante


Não conheço a versão coreana de The Good Doctor mas imagino que houveram várias adaptações em relação a original e preciso dizer que o roteiro de Shore está muito bem formulado! Aborda temas e desafios específicos da vida de Shaun, como ele lida com cada caso clínico em particular, suas curiosidades, aprendizados e também frustrações, seus trejeitos.. Além de haver uma certa atenção na história de outros personagens do enredo.


Pontinhos extras para David Shore e toda a produção, que foram capazes de se reinventar tão rapidamente, criando episódios baseados na Pandemia do Covid 19.




Aprendizados que a série nos proporciona


O blog de notícias de Hollywood: Deadline, aponta que a série veio para levantar se “Can a person who doesn’t have the ability to relate to people actually save their lives?”, “Poderia uma pessoa que não tem habilidade de se relacionar com outras, salvar vidas?”. Acredito que não somente para isso, The Good Doctor, nos leva a refletir sobre as coisas mais simples das relações humanas. Shaun trata com simplicidade temas que muitas vezes nós complexamos e aponta a complexidade em outras que não reparamos. Ver essas nuances nos deixa intrigados com o mundo e o olhar desse personagem.



Ao rei das séries médicas, David Shore,

a brilhante atuação de Freddie Highmore e

a todos os envolvidos: Parabéns! Que produção!



Série disponível na Globoplay.



11 views

Recent Posts

See All

Comments


  • Facebook
  • Instagram

Gabi Hissa

© 2023 by Gabrielle Hissa.

Powered and secured by Wix

Sugestões de Conteúdos

Deixe a sugestão de série, filme, peça.. que gostaria que eu resenhasse ;)

Obrigada pelo contato :)

bottom of page