top of page

Rainha Charlotte - A História Real Por Trás da Série

Writer's picture: Gabrielle HissaGabrielle Hissa

Uma série que não carrega um baita plot twist atoa! Você sabia que A Rainha Charlote, da Netflix é inspirada em uma história real? Isso mesmo! Não se trata de uma biografia, a própria Shonda Rhimes, roteirista da série, fez questão de ressaltar em sua entrevista para a Veja, que a obra não tinha o intuito de retratar a verdadeira rainha Charlotte, mas sim a rainha Charlotte da História Bridgerton.


O fato é que o rei George III e a rainha Charlotte, foram de fato monarcas da Inglaterra e na minha opinião, a essência da história real foi sim mantida. A roteirista não só teve a genialidade de manter a essência da história real, como de traduzir alguns elementos com originalidade e ao mesmo tempo manter o fluxo da estória ótimo. Algo que eu costumo chamar de “montanha russa da estória”, o que significa saber exatamente quando inserir os picos de tensão e distensão no roteiro, fazendo com ele flua cheio de emoção.



Sobre a verdadeira Rainha Charlotte


A primeira rainha afrodescendente da Inglaterra?


Historiadores estão divididos em relação a descendência da verdadeira rainha Charlotte. Porém de acordo com algumas teorias, a verdadeira rainha Sophie Charlotte de Mecklenburg-Strelitz poderia ter sido descendente de africanos (entenda melhor nesta matéria da BBC News), isso não significa que ela era necessariamente de pele negra, mas sim que tinha traços afrodescendentes. A exata tonalidade da cor de sua pele no entanto, sempre gerou palpites e segundo estudos ela tinha uma pele afro mais clara. Já como vemos na série, Shonda, propositalmente decide tornar os traços afrodescendentes de Charlotte bem marcados, afim de retratar essa monarquia negra naquele contexto.


Outros fatos reais mantidos nesse spin off da Netflix é o amor da rainha por animais, perucas e vestidos. Na série vemos sempre a rainha rodeada por cachorrinhos! Ela e seu marido também tiveram 15 filhos e 13 chegaram a vida adulta.


O Rei era realmente "louco"?


"O rei louco”


Na época, George William Frederick III ficou conhecido como "rei louco” pela corte. Ele viveu até certa idade com boa sanidade, era gentil e educado com todos, gostava de estudar artes, ciências e física, inclusive se tornou influente para a época, mas a partir dos 27 anos, passou a sofrer vários surtos, alucinações, insônias.. por conta disso, fizeram nele milhares de testes terríveis, como retrata bem a série, mas nunca descobriram o que ele tinha e muito menos foi curado. Morreu sem nem mesmo se lembrar da esposa. Entenda mais sobre a história de George III neste vídeo.


Rainha Charlotte, da Netflix, não é a única obra inspirada nessa história real que por si, é um plot twist puríssimo. Existem outras, como por exemplo o filme As Loucuras do Rei George de 1994. Mas é obvio que uma história real dessas precisava de mais uma versão!


Trailer da série:




12 views

Comments


  • Facebook
  • Instagram

Gabi Hissa

© 2023 by Gabrielle Hissa.

Powered and secured by Wix

Sugestões de Conteúdos

Deixe a sugestão de série, filme, peça.. que gostaria que eu resenhasse ;)

Obrigada pelo contato :)

bottom of page