Antes de iniciar essa pesquisa, já sabia que encontraria títulos e roteiros incríveis, mas preciso ser honesta, me surpreendi positivamente! Especialmente por prever que não deve ser nada fácil produzir títulos com abordagens que englobam a realidade da surdez. Para além de ser um tópico bem especifico, de uma comunidade com certa cultura que deve ser estudada previamente, ainda se exige um trabalho extremamente minucioso para não se transmitir informações equivocadas.
Dentre as produções que encontrei, estão: The Miracle Worker (O Milagre de Anne Sullivan); Jenseits der Stille (A Música e o Silêncio); Black; E Seu Nome é Jonas; Marie's Story (A linguagem do coração); Sound of Metal (O Som do Silêncio); A Família Bélier e CODA. Todos estes são títulos que, mesmo aqueles que ainda não assisti, investiria meu tempo assistindo, com toda certeza! Aliás, o filme CODA já entrou para a minha lista de favoritos.
The Miracle Worker (1962)
The Miracle Worker ou O Milagre de Anne Sullivan, nome do título na tradução para o português. É um filme baseado em fatos reais, sendo uma adaptação do livro Story of My Life, de Helen Keller e também da peça de 1959. O filme conta a marcante história de Anne Sullivan, uma professora persistente em cuja maior luta foi a de ajudar uma menina cega e surda a adaptar-se ao mundo que a rodeava.
E Seu Nome é Jonas (1979)
E Seu Nome é Jonas, conta a história de um garotinho que para além de ser diagnosticado erroneamente pelos médicos, com problemas psicológicos, ele é por muito tempo impedido de aprender a língua de sinais (Libras) por conta do preconceito da época. Esse é um filme extremamente importante e emocionante. Nos faz ver o contraste no semblante de Jonas do início do filme para o final do filme. Especialmente quando ele consegue falar o nome dele em Libras. Que coisa mais linda.
CODA (2021)
O filme CODA (Child of Deaf Adults), é uma adaptação de A Família Bélier. O longa foi interpretado por atores realmente surdos e o ator Troy Kutsor, que interpretou Frak Rossi, fez história ao ganhar o Oscar de melhor ator coadjuvante com o filme em 2022. A história trata-se de uma garota ouvinte que possui mãe, pai e irmão, surdos. Com um roteiro belíssimo que inclui comédia, romance, drama e muita emoção. A diretora do filme, Sian Heder, contou em entrevista para o portal Omelete, que por mais que houvessem cerca de 7 interpretes no set de gravação, ela quis se comunicar por Libras, diretamente com os atores surdos, pois assim fazia contato com eles olho a olho.
Importância de contar essas histórias
Pesquisar sobre cada uma dessas obras me fez perceber ainda mais a importância, relevância e necessidade que temos em comunicar essas histórias. O produtor do filme Nada de Novo no Front que teve 9 indicações ao Oscar este ano, Daniel Dreifuss, veio a público em uma de suas entrevistas, mencionar sobre a sua paixão por contar histórias com personagens complexos e enfatizou sua opinião de que as pessoas atualmente estão muito mais abertas a abraçar essas histórias. Eu concordo. Acredito que isso se aplica exatamente em relação a esses personagens dos quais discorri anteriormente. Personagens surdos baseados em histórias reais ou não, mas com toda certeza, o retrato de dores reais, desafios reais! Histórias complexas e extremamente interessantes.
Eu mal poderia imaginar que iria assistir o filme CODA, por exemplo, e sentir que eu estava dentro da cabeça dos personagens, mesmo que eles não estivessem usando a minha língua usual! Torço para que roteiristas, diretores e produtores de cinema venham perceber cada vez mais que histórias complexas, histórias que abrangem e nos imergem para realidades completamente divergentes das nossas e que nos fazem aprender – como eu tanto aprendi com esses filmes – , nos interessam e muito!
コメント